sábado, 16 de fevereiro de 2019

Do lixo para o livro: a literatura independente

Licetti, Vivi Mendez, Benedito, Aládio e Antônio: livros na praça
Jota Etcheverria
Navepress

Lançados à sombra dos arvoredos e sobre os bancos de concreto da Praça Independência, em Corumbá, no Pantanal sul-mato-grossense, neste sábado, 16 de fevereiro, dentro do projeto Passa na Praça que a Arte te Abraça, os primeiros livros artesanais da Editora Cartonera Maria Preta, criada em 2018 pelo jornalista Nelson Urt. 
São dois títulos: Paixão e Morte no Bordel, com contos dos jornalistas e historiadores Luiz Fernando Licetti, Silas de Almeida e Nelson Urt, e Amor em Tempos de Chumbo, com contos, crônicas, poesias e artigos publicados em dez anos no Blog Nave Pantanal, editado por Urt. 
O primeiro título da coleção saiu em 2018 com o título Horizonte, reunindo poesias da professora Marilene Rodrigues. A Editora Cartonera Maria Preta é inspirada nos projetos de livros artesanais criados a partir de 2003 na Argentina que se propagaram mundialmente. 
Em Mato Grosso do Sul, o maior representante desta linha de literatura artesanal autônoma e independente é Douglas Diegues, criador das poesias escritas em portunhol selvagem. Trata-se de livros elaborados com material reciclado. A capa é moldada com sobras de caixas de papelão jogados ao lixo. Daí a origem do nome cartonera: cartão, papelão.
Desenhista de origem, Nelson Urt escreve e ilustra manualmente os títulos usando guache e nanquim, e hoje é 100% responsável pela elaboração dos livros montados em casa. Há dez anos ele edita o blog Nave Pantanal e recentemente lançou o site Navepress. Em 2018, Urt integrou a equipe de reportagem do Festival América do Sul, ao lado de Rodrigo Teixeira e Jerry Espíndola. Graduado em História na UFMS, em 2018 iniciou seus estudos no Mestrado de Estudos Fronteiriços com um projeto sobre os dois livros e influências deixados pelo poeta corumbaense Lobivar Matos. 
Serviço: Os livros artesanais da Editora Cartonera Maria Preta podem ser encomendados aos sábados, das 9h às 11h, na Praça Independência, em Corumbá, pelo whatsApp 98439-3002 ou pelo e-mail nelsonurt@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário