quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Entre peixes e camalotes no rio Paraguai


Os jornalistas Silvio Andrade (Correio do Estado) e Mariana Conte (Capital do Pantanal) e o fotógrafo Marcus Vinicius Boaventura embarcaram no porto da Codrasa, em Ladário, e navegaram de barco até a região do Bracinho, onde comprovaram os resultados do projeto da Embrapa Pantanal, de Criação de Peixes em Tanques-Rede no rio Paraguai. O projeto é pilotado pelo pesquisador Flávio Nascimento, com o apoio do Ministério da Pesca e Abastecimento, e conta com parcerias importantes, como a Prefeitura de Ladário, que recebeu a doação de 230 unidades de cacharas e pintados cultivados em cativeiro. Bom negócio para todos, principalmente para quem anda em busca de peixe fresco, gostoso e barato como ingredientes para fomentar renda, emprego e turismo.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

A volta de Tarzan, herói dos carnavais


Captei esta imagem de Waltencyr Braga, de 73 anos, na fantasia de Tarzan, o herói das selvas das histórias em quadrinhos, para ilustrar um momento emocionante do Carnaval de Todos os Tempos, lançado pela Prefeitura de Ladário nesta terça-feira, 16 de fevereiro. Waldemar aceitou o desafio de reviver o personagem consagrado por seu pai, Geraldo, o Tarzan que virou símbolo dos carnavais ladarenses nos anos 50 e 60. O grito de Tarzan ecoava pelas ruas da cidade e assanhava as moças do bloco Meninas Direitinhas. Bons tempos que agora podem estar de volta.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Um desfile com o capricho de campeã


Não tenho idéia como foram as notas dos jurados oficiais, nem dos colegas que julgam pelo troféu Esplendor do Samba, lançado este ano pela querida jornalista Rosana Nunes, do Diário Corumbaense. Mas, pessoalmente, pelo que vi, a Caprichosos de Corumbá sobrou na avenida e está com um pé no Grupo Especial. Contou com um ótimo samba-enredo, que seu pessoal decorou e cantou com empolgação na avenida. Escola que tem Pedro de Castro, o Pedrão, como carnavalesco é sempre forte candidata. Com o comando de Arturo Ardaya, ficou melhor ainda. Sem contar outras estrelas que brilharam na Caprichosos, como a belíssima Regina Panovitch, atração no carro alegórico, e as educadoras da Secretaria Municipal de Educação de Ladário, destaques da ala que rendeu homenagem ao município. Um desfile com capricho de campeã. Aposto todas as fichas na Caprichosos.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Sapo da Madrugada lava a alma ladarense


Uma folclórica marchinha ladarense diz que o “sapo não lava o pé, não lava o pé porque não quer; mora na beira da lagoa, não lava o pé, não lava o pé porque não quer”. Neste sábado pouco antes da meia-noite, porém, o Sapo da Madrugada arrasou na avenida 14 de Março e não só lavou o pé como lavou a alma do povo ladarense. Mostrou que Carnaval se faz assim, com irreverência, alegria e muita paz. Provou a vocação ladarense para fazer um Carnaval de raízes, levando famílias inteiras para a avenida para um desfile nota dez. Tanto que o velho e bom Gegê desfilou de Rei Momo mesmo com a perna machucada, de bengala. O Carnaval é assim mesmo, cura tudo. Só não cura dor de cotovelo.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Caprichosos de Corumbá homenageia Ladário


Quem for azul, vermelho e branco está convidado a sambar e cantar na avenida junto com a Caprichosos de Corumbá. Este ano, a escola é movida por um samba enredo com forte apelo: “Com as cores do meu pavilhão vou pintar o seu coração”. Ladário, que carrega o azul, vermelho e branco na bandeira, será homenageada, assim como os Estados da Bahia, do Amazonas, Alagoas, Pará. Ninguém escapa e até o tradicional Marítimos, timaço tricolor campeão dos tempos de ouro da Liga de Corumbá, ganha seu espaço numa das alas da escola. Além de tudo, a escola do batalhador Arturo Ardaia se apresenta com a bateria com 80 integrantes, inspirados na Rainha da Bateria Cintia (a bela da foto que captei durante um show da escola em Ladário). A animação é tanta que até o prefeito José Antonio deve botar samba no pé e desfilar na ala ladarense pela Caprichosos. Quem viver, verá.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

O charme e a simpatia da princesa ladarense


Ela não ganhou, mas levou. Foi eleita princesa, mas sambou e distribuiu simpatia de rainha. Não sei se os outros 4999 que viram o concurso de sexta em Ladário estão de acordo, mas...Deniz Alves é o nome dela. Captei esta imagem enquanto ela e outras candidatas participavam de um link da TV Morena na avenida 14 de Março. Mas para dar uma espiadinha, ao vivo, é só dar um pulo no Carnaval de Ladário, que este ano vai ter atrações fervilhantes, entre elas o Desfile de Fantasias. Os destaques do concurso do Corumbaense Futebol Clube vão desfilar nesta sexta-feira, 12 de fevereiro, em Ladário. Nessa mesma noite Deniz Alves a rainha Taynara Maciel vão ser coroadas, enquanto o Rei Momo, o motorista Domingos Sávio, receberá as chaves da cidade das mãos do prefeito José Antonio. Sábado, domingo e segunda tem desfile de blocos. Muita atenção para o bloco que vai desfilar sábado – As Separadas. Vale a pena conferir, porque o lema delas é “separadas sim, sozinhas jamais”.