terça-feira, 30 de março de 2010

Lua cheia, boa música e emoção Ao Entardecer


Até a lua cheia prateada surgiu no horizonte para dar um toque romântico e contracenar com o sol de fogo que se punha no horizonte. Cenário inigualável para Ao Entardecer, projeto que a Prefeitura de Ladário lançou neste domingo, 28 de março, para consolidar o resgate do melhor da cultura, das artes e da história da cidade. O show começou com a Troca de Guarda da Fortaleza Naval de Ladário. Na sequência, graça e leveza com as meninas do Educadança, da Secretaria Municipal de Educação, com a coreografia Cheiro do Pantanal. Depois, a cantora Marluce Brasil brindou o público com sucessos da MPB, entre eles “Canção da América”, que levou às lágrimas o durão Edlander Santos, amigo que se despedia do comando do 6º Distrito Naval. O grupo Canta Ladário desfilou um repertório de samba e chorinhos para deleite de saudosistas e apreciadores da boa música brasileira, entre eles o empolgado prefeito José Antonio, que também cantarolou. O sertanejo universitário ficou por conta da dupla Ramão e Raquel, brilhantes. Fim de tarde cativante, que entra definitivamente na agenda turística e cultural de Ladário. Ao Entardecer acontece sempre no último domingo de cada mês. Vale a pena viver esse momento. Vem comigo!

terça-feira, 23 de março de 2010

Ladário, 56 anos e uma nova história


Cidade bicentenária, fundada em 2 de setembro de 1778 pelo sertanista Leme do Prado, Ladário completa este ano 232 anos. Mas como município sua história é bem mais recente e tem “apenas” 56 anos. Para valer, o município ganhou vida no dia 17 de março de 1954, data em que comemora sua autonomia e instalação, quando tomou posse o primeiro prefeito, Manoel de Barros Botelho Neto, nomeado pelo então governador de Mato Grosso, Fernando Correa da Costa. O atual prefeito é o petista José Antonio, 57 anos, engenheiro formado pela USP, filho de dona Neide (foto), neto de Name Antonio Assad, de uma das tradicionais famílias ladarenses. José Antonio tem uma afinidade histórica com Ladário e, juntos, devem percorrer uma trajetória luminosa em busca do resgate da cidadania, da cultura, da paz e da qualidade de vida. Enfim, uma revolução de hábitos e costumes. Aí será outra história. Eu aposto todas as minhas fichas no Zé.

domingo, 7 de março de 2010

A diarista que virou superatleta


Ela ganha a vida como diarista. Casada com um pedreiro, mãe de sete filhos, depende do que ganha na faxina para sobreviver e reforçar o orçamento da família. Mas saúde é o que não falta para essa pequena mulher que mede 1 metro e 48 centímetros e pesa 49 quilos. Possui uma lista de clientes vips nos bairros nobres de Corumbá. É sempre muito requisitada. Nas horas vagas, sempre gostou de correr. Corre tanto que hoje é disparada a melhor atleta de Corumbá. Maria Luciana Rondon, aos 46 anos, é tricampeã do Circuito Funlec de Corrida de Rua e atual campeã da Corrida de Reis, de Cuiabá, na categoria de 40 a 49 anos. Há algumas semelhanças com a atriz Cláudia Rodrigues, que desempenha o papel de Marinete na série A Diarista, sucesso da Rede Globo. Elas têm quase a mesma altura, são duas pequenas notáveis e sempre sorridentes. Mas as semelhanças param por aí, porque entre Maria Luciana e Claudinha Rodrigues existe um contraponto. Enquanto uma vive correndo atrás de faxinas e de patrocínios para bancar despesas de viagens e provas, e não ganha mais que um salário mínimo, outra é uma das mais bem pagas estrelas da constelação global. A vantagem da atleta que nasceu em Poconé, no Mato Grosso, e se mudou ainda criança para Corumbá, é contar com uma inesgotável energia que a mantém em plena atividade nas pistas – neste domingo, 7 de março, Maria Luciana venceu a Corrida da Mulher, em Ladário. Já a atriz Cláudia Rodrigues, aos 36 anos, está afastada da Globo por motivo de saúde e nem sabe se vai poder gravar os capítulos marcados de A Diarista para 2010. Ela descobriu em 2000 que sofre de esclerose múltiplina, que ataca o sistema nervoso central e prejudica a fala, a visão e a coordenação motora. E desde então luta contra a doença.