Ana Paula e Helinho Pão de Mel (Agência Navepress) |
Não sei o que um certo jurado viu de tão ruim no samba-enredo da Pesada.
Gostei do samba desde a primeira vez que o ouvi durante um ensaio no barracão
da escola, enquanto entrevistava o presidente Nei Colombo. Portanto, não me
deixei influenciar pelo que decidiria dias depois os críticos do Esplendor do
Samba, o prêmio criado pela jornalista Rosana Nunes, que elegeu a composição como
a melhor do Carnaval. Comparei-o com os sambas de outras escolas e conclui que,
de fato, foi o melhor do Carnaval. O samba-enredo da Pesada é um resgate
histórico a dois dos principais poetas da literatura e da música popular
brasileira de todos os tempos, Casimiro de Abreu e Ataulfo Alves. “Meus oito
anos” é a mais famosa obra de Casimiro: “Oh! Que saudades que tenho, da aurora
da minha vida; da minha infância querida, que os anos não trazem mais”,
descreveu. E o célebre verso de Ataulfo Alves, “Eu era feliz e não sabia”, da
música “Meus tempos de criança”, virou refrão nacional. Ataulfo também é autor
de Laranja Madura, Leva meu Samba, Atire a Primeira Pedra e outros mais de
duzentos sucessos do samba e dos carnavais. Sim, poucos como eles souberam
exaltar tão bem a pureza e a docilidade das crianças, da gente humilde e pobre
– por isso mesmo serviram para ancorar o enredo e o samba da Pesada. Mas os
jurados não entenderam assim. Numa escala de 9 a 10, o samba ganhou nota 9 de
um deles, ou seja, a nota mínima, que ajudou a derrubar a escola. Não me
convenceu a justificativa da chefe do Corpo de Jurados de que os compositores falharam
ao não citar nominalmente Casimiro e Ataulfo na letra do samba. Foram citados
implicitamente, sim, com a força dos seus versos. Tanto que, seguindo essa
linha de raciocínio, outro jurado deu a nota 9,9 ao samba-enredo da Pesada,
quase a nota máxima. Portanto, dividiu opiniões e critérios, ao contrário do
samba-enredo da Vila Mamona, que mesmo sendo inferior ao da Pesada ganhou duas notas 10. Além do samba-enredo,
outros dois quesitos derrubaram a Pesada neste Carnaval: comissão de frente
(notas 9,1 e 9,8, no total 18,9) e evolução e harmonia (9,6 e 9,3, total 18,9).
Até o próximo Carnaval chegar, só resta à comunidade Pesada cantar “eu era
feliz e não sabia”. O samba era uma profecia.
Nelson Urt, ainda hoje esta sua postagem estará no quadro mural aqui do GRES União da Ilha do Governador, para mostrar a todos e em especial aos meus Parceiros, Ito Melodia, Gugu das Candongas e Marquinhos do Banjo, compositores campeões aqui no RJ em Escolas do G. Especial e estandarte de ouro na Sapucaí, que não foi em vão a cooperação, a boa vontade o tempo dedicado e a alegria que tiveram em comigo participar de um samba para uma Escola de Corumbá. Tuas palavras nos anima e incentiva a de novo escrever e participar com muita honra. Foi compensador em todos os aspectos. Primeiro, o esplendor do samba foi concedido pela opinião da voz do povo que é o jornalista o representante legal da verdade, da sinceridade e do sentimento do povo, segundo porque a disputa entre os compositores dos 10 sambas foi maravilhosa porque Corumbá tem compositores de capacidade sem igual, já provado e comprovado nos carnavais passados e para mim sempre será uma honra com eles participar do reconhecimento do povo que é o Esplendor do Samba. O esplendor, tem mais de 6 anos e este é o segundo ano que recebo, nunca contestei os anos anteriores porque sei que sempre disputei com compositores de alta qualidade que só minha terra possui que é Corumbá. Carnaval é igual a futebol, pode nunca ter pisado em um campo de futebol nem saber se uma bola é redonda o importante é pensar que entende de futebol. Não é a toa que o Carnaval e o Futebol é nossa paixão nacional. Parabéns e muito obrigado, suas palavras tirou um peso da minha consciência pois eu após as notas recebidas acreditei que não estava ajudando uma escola e sim prejudicando e com isso estava me decidindo a não mais participar pois eu só quero somar, ajudar o carnaval de Corumbá, é o que eu sei fazer apenas somar. A Paz de Jesus. César UIG.
ResponderExcluir